"Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato."

Lewis Carroll






domingo, 7 de novembro de 2010

Pq?

Laços de sangue são valiosos, afinal é um tipo de ligação que acaba aproximando e sendo exemplo, reflexo, parceria, amor, amizade. Mas, isso não é regra.
Não sei se é por eu ter uma família MUITO grande, mas esse tipo de proximidade nem sempre é/foi possível e, assim acaba abrindo espaço para algumas reflexões, como por exemplo, o "valor" do sangue. Sinceramente não concordo que devemos amar fulano ou cicrano simplesmente pelo mesmo fazer parte da mesma "linhagem", pois acredito que amor vai além de relações sanguíneas, ele nasce/aumenta/diminui/morre (não necessariamente passa por todas essas fases), a partir da convivência, da afinidade.
Desta forma penso que família é um "grupo" que consideramos independente de qualquer coisa e, diretamente por suas particularidades. É incrível ter amigos, que dentro do meu conceito de família, são mais integrantes que um tio distante, por exemplo. Lembrando que a distância em questão é além dos quilômetros.
E o melhor nessas relações de amizade tão íntimas, sendo elas dentro da tradicional família ou fora, é o modo especial que elas acontecem. Puro e admirável é passar meses, ou até mesmo anos, sem ver alguém que amamos e quando temos oportunidade, percebemos que nada mudou que o sentimento de amor, amizade, cumplicidade não precisou ser resgatado, pois como é forte e verdadeiro ele nunca morreu. Chato e entediante é ver que nada de natural surge de alguém que esta sempre ao lado.

Forçar um sentimento é como forçar uma risada depois de uma piada sem graça. 

Nenhum comentário: