"Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato."

Lewis Carroll






terça-feira, 6 de julho de 2010

Hora de acordar!

Pela manhã vi uma reportagem que me causou no mínimo, embrulho no estômago: http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201007061023_RED_79138677.
Ok existem diversos boatos sobre esta rede de fast food e outros tantos sobre outros produtos que consumimos por aí, mas o que me deixa temerosa é o peso de importância que atribuímos para tais informações. Infelizmente a maioria de nós, mesmo sabendo que determinados alimentos causam danos para a saúde continuamos consumindo-os! E as empresas, tão seguras do poder que suas marcas possuem, chegam ao cúmulo de afirmar que utilizam sim ingredientes nocivos, ou um tanto quanto "estranhos" em suas fabricações. Realmente somos muito conformados, burros ou "indestrutíveis", para manter determinados hábitos. O mais incrível ao ler a reportagem é que a tal multinacional ainda defende que mesmo usando petróleo no alimento, ele não é nocivo à saúde Desculpem, mas não consigo acreditar. Ahh e não esqueçam do episódio da minhoca neh (mas esse é pelo menos natural...haha)
É claro que não podemos ficar paranoicos, lendo toda a tabela nutricional, ou sermos tão radicais ao ponto de viver de luz ahushaus, mas vamos combinar que as coisas estão assim, pois pouco importa para as grandes empresas o que vamos pensar a respeito de suas fórmulas malucas, pois afinal preferimos não pensar mesmo e, acreditar que tudo é light, saudável e colhido diretamente da horta da vovó.
Não sou se quer vegetariana e muito menos tenho uma alimentação hiper saudável, mesmo sendo simpatizante e tendo alguns destes princípios como meta, mas o que me revolta é ver a passividade da população ao saber de coisas desse tipo... Parece exagero, mas se fazem isso com os alimentos, imaginem as tantas outras coisas que nos empurram acobertando a sua essência, com embalagens bonitas, propagandas atraentes e supervalorização do pouco que cada porcaria dessas pode trazer de bom ao ser humano.
Se todo mundo fosse contra esses abusos talvez as coisas pudessem mudar e, não digo somente relacionando aos alimentos, mas somos extremamente conformados com tudo. Ouço muitos dizerem "se vamos nos preocupar com tudo o que acontece enlouqueceremos". Claro que ninguém pode mudar o mundo da noite para o dia, mas quanto antes despertarmos e revindicarmos mais respeito ao nosso organismo, nossa segurança, nossa vida, entre outras coisas, com certezas governantes, multinacionais e o diabo a quatro vão se importar muito mais com a imagem e o conteúdo de suas "promessas".

OBS: também acho uma delícia os tais lanches, mas achei isso o "fim da picada"!

Reflita...mas não esqueça de agir.

Nenhum comentário: